
The Joneses (Uma Família Com Etiqueta, titulo português) estreou em 2010 nos Estados Unidos da América e em vários outros países e agora em 2012 estreia em Portugal… Qual é o objetivo? Bem que eu gostava de ter uma resposta. No entanto, mesmo já tendo este filme os seus dois anos, vale a pena o dinheiro do bilhete, sem dúvida alguma.
"Os Joneses têm o melhor estilo e adereços de marca do que qualquer outra família na cidade. O único problema é que, na verdade, eles não são uma família - são funcionários de uma empresa de marketing de guerrilha e sabem, como ninguém, fazer com que todos desejem aquilo que já têm."
Está é uma pelicula com um argumento interessante, uma história que nunca vi antes, algo inovador e arriscado, de certo modo. Criar uma história sobre uma família supostamente perfeita com o intuito de vender produtos é uma manobra arriscada, mas os senhores Borte e Dinzler conseguiram sair por cima com um belo filme. A forma como aquela unidade de trabalho fazendo passar-se por uma família acaba por verdadeiramente criar laços de amizade foi muito bem construído e até acaba por se tornar inspirador.
Demi Moore e David Duchovny tiveram aqui duas prestações muito bem conseguidas, partilharam ao longo de todo o filme uma química deveras interessante e lideram muito bem o elenco, destacando principalmente Duchovny com a sua personagem que é de longe a mais interessante de todas. Em termos secundários, temos Amber Heard que mostra novamente o seus dotes de atriz e não só, se é que me percebem. Ben Hollingsworth um ator novato por esta andanças mas que tem aqui uma prestação satisfatória como Mick Jones, o “filho”.
Sem esquecer, o grande Gary Cole que mesmo tendo poucos minutos no ecrã, transporta uma bela interpretação e faz parte de uma das cenas mais potentes do filme. Em termos de fotografia, contamos com paisagens calorosas e coloridas o que dá a este filme um ar mais bonito.
The Joneses é uma viagem de noventa e poucos minutos que eu recomendo vivamente para qualquer tipo de idade, dos oito aos oitenta como se costuma dizer. O único mau aspeto neste filme é o algo previsível desenrolar da história, mas que mesmo assim não faz com que a mesma perca o seu brilho porque ainda consegue surpreender-nos em certos pormenores que acabam por fazer toda a diferença.
Um bom filme, leve e que garante algumas gargalhadas tal como alguns momentos mais sóbrios e chocantes. Ainda bem que chegou a território nacional, mais vale tarde que nunca.
3.5 Estrelas em 5
Realizador: Derrick Borte
Argumento: Randy T. Dinzler e Derrick Borte
Elenco: Demi Moore, David Duchovny, Amber Heard, Ben Hollingsworth, Gary Cole, entre outros.